Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A morte de mais um herói

O Brasil lidera ranking mundial em mortes violentas de ambientalistas.

há 9 anos

A morte de Raimundo Rodrigues traz a tona novamente a questão da quantidade de ambientalistas mortos no país. Raimundo Rodrigues era conselheiro atuante Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Estado do Maranhão, desde 2012. Foi morto a tiros, na tarde do dia 25 de agosto. Era conhecido por sua forte atuação junto às autoridades denunciando madeireiros ilegais e estava recebendo diversas ameaças de morte, nos últimos tempos.

Um relatório da ONG Global Witness relatando a violência contra defensores do meio ambiente, em todo mundo, mostra como essa nobre atuação é perigosa no Brasil: são 477 assassinatos, desde 2002. A Global Witness, que investiga casos de corrupção e abusos na exploração de recursos naturais, qualifica as cifras, que podem ser muito mais altas porque não existem dados oficiais. O país atualmente é responsável por praticamente metade das mortes de ambientalistas no mundo.

Outro dado preocupante é em ralação à impunidade, a maior parte dos crimes contra os ativistas não são esclarecidos.

Agora restam as perguntas: quantos Chico Mendes iremos perder até tomar alguma atitude? Por que há um silêncio das autoridades em relação ao assunto? A quem interessa o desrespeito às leis ambientais e a livre depredação do patrimônio ambiental?

  • Publicações11
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-morte-de-mais-um-heroi/224521419

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A quem interessa o desrespeito às leis ambientais e a livre depredação do patrimônio ambiental?

Essa eu respondo: bancada ruralista. Talvez responda as outras também. continuar lendo